terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Loucura conveniente

"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes" (1 Coríntios 1.27)
Existem algumas situações extraordinárias em que encontramos o Reino de Deus. Em geral, esperamos encontrá-Lo nas boas obras e ações altruístas, as quais são legítimas identificações dos cidadãos desse lugar. Entretanto, considerando a sabedoria de Deus como loucura para os homens, acontecimentos injustos aos olhos do mundo se tornam a alegria do justificado pela fé.
Diferente do senso comum, o Reino de Deus pode não ser experimentado em uma demonstração de justiça, mas no sofrimento de uma injúria. Assim que Jesus nos orienta em seu famoso Sermão da Montanha (Mateus 5, 6 e 7). Ele nos ensina que o Reino é encontrado quando oferecemos a outra face logo depois de uma agressão, em andar mais de uma milha mesmo se a primeira foi forçada, ou ainda entregar a um assaltante mais do que nos foi requerido.


Dessa forma, entendemos a razão pela qual o cristianismo verdadeiro é tão impactante na Terra. Diante de geleira espiritual desesperadora do mundo, os homens e mulheres tocados pela graça do Filho de Deus são verdadeiras chamas de esperança. O amor se torna o combustível que impulsiona o discípulo de Jesus a viver conforme a “loucura do evangelho”. Então, guiados pelo Espírito Santo, eles se tornam testemunhas de um Reino vindouro, capazes de abalar as estruturas do secularismo e brilhar em meio às trevas solitárias da existência humana.


Em suma, a intensidade do amor no coração do verdadeiro cristão o faz experimentar o Reino de Deus nas situações mais perturbadoras para os homens incrédulos. Assim, esses valentes defensores da promessa celestial demonstram sua fidelidade ao Rei. Não revidando as agressões, mas humilhando o mal com o amor.